HISTÓRICO
A família Mehl chegou por volta do ano de 1870. No inicio deste século o casal Henrique e Rosa Mehl, já nascidos no Brasil, dedicaram-se à agricultura e a pecuária de subsistência e aos poucos foram adquirindo terras na região que hoje à periferia de Curitiba. Como era grande a quantidade de areia nestes terrenos, Henrique Mehl transportava a matéria-prima para as construções usando uma carroça.
Na década de 20, Curitiba crescia muito e Henrique Mehl era um dos donos do primeiro transporte de passageiros na cidade, espécie de carruagens, os táxis da época. No final da década os automóveis já roubavam a cena mas ainda operando transporte, vendendo areia e fabricando tijolos nasce a Henrique Mehl e Cia Ltda.
Quando a Segunda geração assumiu a empresa, com os irmãos Manoel, Waldemar e Julio Mehl e cunhados, como a família já havia crescido era necessário que os negócios seguissem o mesmo caminho. Em 1943 a loja de materiais de construção, que já operava com transportes, passa a se chamar Filhos de Henrique Mehl Ltda.
A partir daí a empresa passou a atuar em obras públicas, participando da construção de diversas escolas de Curitiba e da drenagem de rios e lagos em várias cidades do interior do Paraná. É uma das fundadoras da Associação Paranaense de Obras Públicas ( APEOP). Na década de 60 foi transformada em Sociedade Anônima.
A Filhos de Henrique Mehl continuou sendo uma empresa de obras públicas, expandindo seus negócios, também para loteamentos, incorporação de imóveis, prestação de serviços e passou a atuar na área agrícola. Neste segmento de mercado desenvolveu fazendas de pecuária e agricultura.
A Administração atual mantém o mesmo propósito do seu fundador, que começou suas atividades em Curitiba no inicio deste século, ou seja, “ser uma empresa da terra”. E mais do que isso, sempre com o objetivo de aproximar as funções da cidade (trabalho, transporte moradia e lazer) em seus empreendimentos.
Neste propósito é que a empresa procura colocar próximo a um condomínio residencial construído, por exemplo, empreendimentos comerciais, de serviço e de lazer, ou próximo a um condomínio industrial instalações que dispõem de serviços comuns, dividindo despesas de comunicação, informática, fax e até secretária entre todas as indústrias ou empresas.
Grande parte das obras estão alocadas na Avenida das Torres, cidade de Curitiba. A preferência pela Avenida é explicada por ter sido lá que começou a Filhos de Henrique Mehl. Na década de 40, quando o governo manifestou a intenção de construir o Aeroporto Afonso Pena, o fundador Henrique Mehl morava nas proximidades da Avenida das Torres e o interventor na época, Manoel Ribas, autorizou-o a extrair toda a areia necessária para a construção do Aeroporto daquela região. Este fato fez com que a atividade da empresa, que estava nascendo, se intensificasse.
E o desejo do Grupo de agregar cada vez mais outras atividades em suas obras ganha espaço. Os novos condomínios residenciais que estão sendo construídos, por exemplo, vão ganhar creches e até escolas.Foi pensando em tornar-se menos vulnerável aos planos econômicos do governo que a empresa sempre procurou atuar em todas as faixas sociais, buscando recursos onde estão disponíveis.
A construtora acredita que Curitiba é uma cidade especial, um local próprio para as pessoas desfrutarem da boa qualidade de vida, mas com algumas restrições próprias das grandes cidades. Considerando estas limitações é que a Filhos de Henrique Mehl defende a construção de condomínios fechados com toda a infra-estrutura necessária para o bem-estar dos condôminos. Estes locais podem ser administrados pela própria comunidade, auxiliando a Administração Municipal. Estas propostas tem por objetivo facilitar a vida das pessoas, aproximando as funções urbanas e, sobretudo, manter o compromisso com a qualidade de vida.
Obras de terraplanagem e drenagem
CONTRATANTE: DNOS
SERVIÇO: Dragagem de canais
VOLUME: 560.000,00 m3
ART Nº: 703809
CONTRATANTE: DNOS
SERVIÇO: Dragagem de canais
VOLUME: 412.660,00 m3
ART Nº: 501344
CONTRATANTE: DNOS
SERVIÇO: Dragagem de canais
VOLUME: + ou – 200.000,00 m3
ART Nº: 376588
CONTRATANTE: DNOS
SERVIÇO: Dragagem de canais
VOLUME: 757.910,00 m3
ART Nº: 376589
CONTRATANTE: DNOS
SERVIÇO: Dragagem de canais
VOLUME: 492.713,00 m3
ART Nº: 376590
CONTRATANTE: DNOS
SERVIÇO: Dragagem de canais
VOLUME: 317.000,00 m3
ART Nº: 376596
CONTRATANTE: DNOS
SERVIÇO: Dragagem de canais
VOLUME: 421.269,00 m3
ART Nº: 1002267
CONTRATANTE: Filhos de Henrique Mehl S/A
SERVIÇO: Topografia
VOLUME: 177.207,30 m²;
ART Nº: 501345
CONTRATANTE: Filhos de Henrique Mehl S/A
SERVIÇO: Galeria de água pluviais, terraplanagem e pavimentação.
DIMENSÕES:
ART Nº: 656907
CONTRATANTE: Filhos de Henrique Mehl S/A
SERVIÇO: Projeto hidráulico e prevenção contra incêndio
DIMENSÕES: 4.074,27 m²
ART Nº: 740706